top of page
Depositphotos_221576792_xl-2015.jpg

O TRANSPORTE RODOVIÁRIO POR FRETAMENTO: 

A MOBILIDADE INTELIGENTE DE PESSOAS

 

O fretamento é destinado à condução de grupo definido de pessoas, com contrato específico, sem cobrança Individual de passageiros, não tendo caráter de serviço aberto. Divide-se em duas modalidades: Fretamento Contínuo e Fretamento Eventual/Turístico

Fretamento Contínuo

É o serviço de transporte de passageiros prestado por pessoa jurídica, mediante contrato escrito, para um determinado número de viagens, destinado ao transporte de usuários definidos. Envolve o transporte para Indústrias, grandes comércios, shopping centers, condomínios, executivos, escolas, universidades, cooperativas rurais, entre outros.

Fretamento Eventual/Turístico

É o serviço de transporte de passageiros prestado a um cliente ou grupo de cliente, mediante contrato escrito, para uma viagem com finalidade específica ou turística. Podemos destacar o transporte para excursões e viagens de turismo, turismo religioso, city tours, exposições, passeios culturais, eventos cívicos, feiras, congressos, festivais, jogos de futebol, festas típicas, entre outros. A ANTT convencionou dividir o Fretamento Turístico do Eventual, uma vez que, apesar da eventualidade de ambos, o Fretamento Eventual definiria um comportamento voltado a prática coorporativa de Feiras, Congressos, Shows, Exposições, entre outros.

IMP - Intelligent Mobility of People

 

Fala-se no Fretamento como um serviço de Mobilidade Inteligente de Pessoas, pois ele tem algumas características, evoluídas ao longo de sua existência como serviço de natureza privada, que são advindas da necessidade das empresas se adequarem às exigências da sua clientela, proporcionando práticas e recursos que outros serviços regulares acabaram por não oferecer.

A liberdade de trajeto, por exemplo, proporciona maior capilaridade ao serviço, e ainda, com opções de otimização (agilidade) ou extensão (visibilidade) na programação deste trajeto, neste caso oferecendo o máximo de oportunidade de contemplação em circuitos turísticos.

Na opção da contratação do Fretamento contínuo, cada vez mais tem havido integração às necessidades das empresas, seja de registrar informações relevantes, que podem ser acompanhadas diretamente pelo gestor de RH da empresa, ou de oferecer recursos especiais, tais como: maior conforto, relaxamento, meios de conexão, acesso à informação, etc., tudo isto para o trabalhador estar bem preparado física e mentalmente para o cumprimento das suas funções.

E o conjunto se fecha na característica do Fretamento ser um substituto de meio de transporte de grupos de colaboradores ao labor, o que oferece um menor impacto nas emissões e melhoria na qualidade do ar, tanto em relação a substituição veicular, quanto pelo controle rigoroso das aferições, regulagens e certificações dos índices de emissão de CO2por parte das frotas das empresas transportadoras.

bottom of page